O cooperativismo tem sido utilizado em diversas áreas e pode ser organizado com base na área de atuação da sociedade. São diversos tipos de cooperativa, que se diferem de acordo com seus associados e as atividades que eles desenvolvem. Veja abaixo algumas das principais cooperativas:

Cooperativas Agropecuárias

Esse tipo de cooperativa tem, entre seus principais cooperados, os produtores rurais que se reúnem para fortalecer as diversas etapas de produção. Essa união facilita a compra de sementes, venda de produtos, armazenamento, entre outros. Além disso, ela pode conseguir a compra de determinados produtos por um valor menor e isso poderia não ter ocorrido caso o produtor tivesse que fazê-lo sozinho.

Cooperativas de Consumo

A compra de alguns produtos de interesse de seus cooperados para que diminuir o valor final dessas mercadorias. Costuma ser algo comum nas compras feitas em supermercados.

Cooperativas de Crédito

Nesse caso, ocorre um auxílio financeiro para os cooperados e devem funcionar com a autorização do Banco Central. No Brasil, esse ramo pode ser subdividido em cooperativas de crédito mútuo e as cooperativas de crédito rural. Após uma resolução do Banco Central, ficou instituído que qualquer grupo social pode participar de uma cooperativa de crédito rural, independente de possuir uma propriedade ou não. Essa resolução também se aplica às cooperativas de crédito mútuo.

Cooperativas Educacionais

São cooperativas que surgiram com o intuito de enfrentar as dificuldades no ensino. Elas podem oferecer o ensino, cursos de línguas e cursos profissionalizantes. A sua maior vantagem é permitir que os professores e os pais tenham maior participação nessa instituição de ensino.

Cooperativas de Habitação

Casa Clip ArteÉ o tipo de cooperativa com ênfase na construção e manutenção de conjuntos habitacionais. Elas buscam a construção e o financiamento de imóveis por um valor bem menor do que o estabelecido pelo mercado. Os cooperantes fazem contribuições e podem acompanhar o processo de aquisição e construção.

Cooperativas de Saúde

É a cooperativa que visa a saúde e o bem-estar das pessoas. É composta por profissionais da área médica que buscam melhores condições de trabalho, qualidade no atendimento e valorização de sua categoria.

Cooperativas de Serviço

Nesse caso, elas têm o objetivo de prestar serviços comunitários.

Cooperativas de Produção

É o tipo de cooperativa em que os associados ajudam com seu trabalho na produção comum de bens. É um ramo bem desenvolvido em outros países, como a Espanha. No Brasil, os trabalhadores estão descobrindo os benefícios de ter seu negócio próprio e as vantagens da propriedade coletiva de bens de consumo.

Cooperativas Especiais

É o tipo de cooperativa que é composta por pessoas que necessitam ser tuteladas. Essas cooperativas trabalham na organização e no trabalho de minimizar as dificuldades dessas pessoas com programas de treinamentos e produtividade. Essas ações têm o intuito de promover a socialização dessas pessoas e também podem ter sócios que fazem trabalho voluntário e prestam serviços comunitários.

Cooperativas de Infraestrutura

Esse tipo de cooperativa atende o seu quadro social com serviços de infraestrutura. O exemplo mais comum desse tipo são as cooperativas de eletrificação rural.

Cooperativas de Mineração

São as cooperativas que extraem, industrializam, importam e comercializam produtos minerais.

Outros tipos:

  • Cooperativas de Leite;
  • Cooperativas da Construção Civil.