Negócios PlanetaAs associações são instituições que buscam promover a educação, a cultura, a política e os interesses de determinadas classes. Enquanto as cooperativas desenvolvem mais um trabalho comercial de uma maneira coletiva. Nas cooperativas os cooperados são os administradores do projeto e são beneficiados pelos proventos gerados. Nas associações, os associados não são exatamente os proprietários da instituição e, caso ocorra o seu fechamento, o valor que foi acumulado deverá ser encaminhado a uma instituição que realize um trabalho semelhante ao seu. 

Vantagens e Desvantagens

Conceito

Associação: Sociedade que não possui fins lucrativos.

Cooperativa: Sociedade que não possui fins lucrativos e possui uma especificação para atuar em uma atividade comercial.

Finalidade

Associação: Defende seus associados com a estimulação da área profissional e social de seus associados. Faz atividades de educação, promoção e assistência social.

Cooperativa: Busca desenvolver atividades como a prestação de serviços e atividades de consumo com o intuito de atender aos interesses de seus cooperados. Realiza o trabalho de formação e capacitação.

Legalização

Associação: Primeiramente o estatuto deve ser aprovado em uma Assembleia Geral com os associados. Deve-se eleger a diretoria e elaborar uma ata de constituição. Também deve ser feita a inscrição de CNPJ junto à Receita Federal e registros no Ministério do Trabalho e no INSS.

Cooperativa: Os cooperados devem aprovar o estatuto em Assembleia Geral e também deve realizar a eleição da diretoria e do conselho fiscal. Deve-se fazer a inscrição do CNPJ junto à Receita Federal e realizar a Inscrição Estadual. As cooperativas também devem solicitar o alvará na prefeitura.

Constituição

Associação: Mínimo de 2 pessoas.

Cooperativa: Mínimo de 20 pessoas.

Patrimônio/Capital

Associação: Tem um patrimônio formado com as taxas pagas pelos associados, reservas e doações. Não tem capital social e isso dificulta a obtenção de financiamento junto às instituições financeiras. 

Cooperativa: Possui capital social e isso ajuda as cooperativas a solicitar financiamentos.

Operações

Associação: A associação pode realizar atividades comerciais para acrescentar em seus objetivos sociais; porém, essa não é sua finalidade. Realiza usualmente operações financeiras e bancárias.

Cooperativa: Realiza atividade comercial, além de operações financeiras e bancárias e também pode solicitar empréstimos bancários.

Fiscalização

Associação: A fiscalização pode ser feita pela prefeitura, pelo INSS, pelo Ministério do Trabalho e pela Receita Federal.

Cooperativa: Pode ser fiscalizada pelos mesmos órgãos que fiscalizam as associações.

Executivo TrabalhoResponsabilidades

Associação: As obrigações adquiridas pela associação não podem ser responsabilidade dos associados. Caso a diretoria aja sem o consentimento dos demais associados, ela pode ser responsabilizada.

Cooperativa: Os cooperados não são responsáveis pelas obrigações da cooperativa; porém, isso pode ser diferente caso eles decidam sobre sua responsabilidade ilimitada. No caso da diretoria, ela só é responsabilizada se realizar o procedimento sem a autorização dos cooperados.

Formas de Gestão

Associação: Cada pessoa tem direito a um voto na Assembleia Geral e as demais decisões devem ser tomadas com o consentimento e a participação dos associados. 

Cooperativa: Os cooperados possuem direito a voto nas Assembleias e da mesma forma os cooperados devem participar das decisões.